soumos foi meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Design de Mídias Digitais na PUC-Rio em 2022, orientado por Guilherme de Almeida Xavier. O projeto é um jogo narrativo que explora a vivência de um personagem com TDI (Transtorno Dissociativo de Identidade), procurando trazer informações sobre os vários sintomas da condição, como dissociação e amnésia, de forma mais acessível e lúdica, mostrando ao jogador como é possível viver com TDI, que não é algo monstruoso e nem assustador como algumas representações midiáticas colocam.
A narrativa é linear, guiando o jogador entre cenas como a terapia, rotina em casa, e trabalho. Além da movimentação e interação com objetos e pessoas, o jogador também precisa encarar três minijogos diferentes, onde precisará lidar com possíveis dificuldades consequentes da amnésia. Se quiser obter informações mais detalhadas sobre o desenvolvimento, é possível acessar o relatório completo do projeto neste link.
O jogo foi desenvolvido durante o ano de 2022. Fui responsável pelo game design, arte, interface, design de personagens, narrativa, assim como a programação do jogo. A engine utilizada foi o Construct 2. Os efeitos sonoros são originais e autorais, assim como a trilha sonora. A maior parte do tempo foi dedicada ao design do jogo, tanto o design das mecânicas quanto dos personagens, além da escrita da narrativa, logo tive apenas um mês para programação. Por causa disso, a entrega final para a disciplina foi uma versão demo do jogo, em que é possível ver as dinâmicas principais (terapia, rotina em casa, três minijogos), que completam um "loop" do dia do protagonista. A versão completa está em desenvolvimento, sem previsão para lançamento.