animation of a person doodling on paper
alex flowers designer e programador
animation of a person typing on a computer
Alientique é um jogo de quebra-cabeça feito em três dias para uma Game Jam, que tinha uma limitação específica que deveria ser implementada: "Escrito em uma linguagem alienígena". Dessa forma, foi desenvolvido um jogo onde é preciso interpretar símbolos que representam instruções de uma linguagem pictográfica, para que o jogador consiga ajustar a rotação de engrenagens da maneira correta, por fim ativando uma máquina que conserta objetos alienígenas. As engrenagens são conectadas de forma que rotacionar uma delas pode acabar rotacionando outra também, desafiando o jogador a fazer escolhas precisas.

O jogo inicialmente oferece um tutorial que pode ser pulado. O ajuste da rotação se dá ao clicar nas engrenagens, seja com um mouse ou touchscreen em um dispositivo mobile. As engrenagens oferecem feedback visual e sonoro, com uma rotação ondulatória e som de clique. A posição correta das engrenagens é informada a partir de símbolos que estão listados em um dicionário na lateral esquerda. Cada engrenagem possui um símbolo que indica a posição que deve estar antes do jogador ativar a máquina. Os símbolos mudam assim que o jogador passa para o próximo objeto. A versão fácil e normal do jogo termina após 20 objetos consertados, informando ao jogador sua pontuação final, que é determinada a partir de quantas vezes as engrenagens foram rotacionadas e em quantos segundos a máquina foi ativada.

O jogo foi desenvolvido sem o auxílio de uma equipe, logo fui responsável pelo game design, pela arte e interface, assim como a programação do jogo. A engine utilizada foi o Construct 3. Os efeitos sonoros são originais e autorais, enquanto a trilha sonora foi obtida no site Free Music Archive. O jogo pode ser jogado tanto em inglês quanto em português, assim como pode ser acessado no computador em qualquer browser, ou por celulares e tablets, visto que aceita interações touchscreen. O jogo tem duas dificuldades principais, uma sem limite de tempo (fácil) e uma com limite de tempo (normal). Uma última opção, em que não há o limite de 20 dias (sem fim), pode ser desbloqueada quando o jogador termina o jogo pelo menos uma vez na dificuldade fácil ou normal.

Por último, listo alguns mecânicas que não foram implementadas, seja devido ao escopo do projeto ou algum outro motivo: Foi considerada uma versão onde as engrenagens demonstrassem feedback visual quando colocadas na posição correta, mas essa versão foi descartada durante esse estágio do desenvolvimento por facilitar excessivamente o jogo. Uma mecânica interessante para se adicionar futuramente seria uma conexão aleatória entre as engrenagens, demonstrado visualmente por ligações entre elas. As conexões atuais são sempre as mesmas, o que torna o jogo relativamente repetitivo com o passar do tempo. O medidor de humor do chefe poderia também mudar de cor, dando um feedback visual mais claro. Quando esse medidor esvazia, o jogo termina, mas quando ele é completamente preenchido, nada acontece: seria interessante aumentar a dificuldade do jogo, como se o jogador fosse "promovido".